• Luis Zlochevsky

Qual cliente escolher para ligar primeiro?

O dia a dia do setor de atendimento da farmácia de manipulação envolve responder a uma quantidade significativa de solicitações de orçamento. Clientes cotam em diferentes farmácias e podem levar dias ou até semanas para tomarem a decisão de compra. Considerando um orçamento válido por até 30 dias e uma taxa de aprovação não superior a 50%, é comum o vendedor deparar-se com centenas de "oportunidades" de negócio ativas dentro do mês.


Frente a tantos orçamentos, quais critérios devemos levar em consideração para decidir qual cliente ligar primeiro? É possível fazer uma triagem dos clientes mais propensos a comprar? Existem gatilhos de compra que devemos monitorar?


Para responder a este desafio, a Pedido Pago lança uma atualização importante: um conjunto de filtros poderosos que vão ajudar o vendedor a mapear suas maiores oportunidades.


Tela de Meus Pedidos em Negociação

[1] Para acessar os filtros, no Menu lateral, vá em "Pedidos", submenu "Meus Pedidos", aba "Em Negociação".


[2] Valor Mínimo e Valor Máximo do Pedido: se o tempo está escasso, priorize pedidos de maior valor. Sobrou tempo? Então filtre a faixa de preço imediatamente abaixo.


[3] Data de Criação: quanto mais recente for o pedido, maior a chance de evoluir para aprovação. Dica: faça contato com o cliente sempre no primeiro dia, idealmente em até 1 hora após o envio da resposta com o orçamento eletrônico (contendo o link de autoatendimento da Pedido Pago).


[4] [5] Ligações: a Pedido Pago permite que o atendente programe ligações para um pedido determinado e depois registre se as mesmas foram realizadas. Você pode filtrar por pedidos ainda sem ligação, por aqueles com os quais já fez contato ou ainda aqueles que já possuem ligações agendadas.


[6] Cliente Recorrente: comparativamente, é mais fácil vender para quem já comprou na sua loja do que para novos clientes. Então cuide dos seus clientes fiéis e não os deixe sem contato.


[7] Cliente Acessou: este filtro é muito poderoso pois dá destaque ao cliente que tem um real interesse no orçamento mas não evoluiu para concretizar a compra via o canal de autoatendimento. Entre em contato e "o conduza pela mão" até o final do processo de compra.


Compartilhando Aprendizados...


A priorização de pedidos pode ser feita de diversas maneiras, respeitando às particularidades de cada farmácia. Dito isso, como pontapé inicial, vamos compartilhar uma sugestão de procedimentos para o gestor ou atendente testar, criticar e aprimorar:


[A] Estabeleça 3 faixas de valor para os pedidos. Exemplo: 0 a R$100, R$100 a R$300 e acima de R$300.

[B] Alimente os campos Valor Mínimo e Valor Máximo com os valores da faixa mais alta.

[C] Selecione os pedidos com Data de Criação nos últimos 3 dias.

[D] Filtre pedidos sem Ligações feitas até o momento.

[E] Selecione os Clientes Recorrentes e Clientes que Acessaram o link de auto-atendimento.

[F] Analisando a relação de pedidos apresentada, acesse aqueles que ainda não tem ligações agendadas e faça (ou agende) seu primeiro contato.

[G] Esgotada a listagem acima, remova a seleção dos clientes que já acessaram o link e, na sequência, dos clientes recorrentes.

[H] Repita os passos B até G para a faixa de preço imediatamente abaixo.

Gostou das novidades? Estamos sempre abertos para receber comentários e novas ideias dos nossos clientes! Quer sugerir novos filtros e gatilhos para gerir com mais eficiência suas oportunidades e com isso maximizar suas vendas? Sua opinião é muito valiosa para criarmos juntos a máquina de vendas online mais poderosa para sua farmácia de manipulação. Registre suas sugestões nos comentários abaixo.

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